Videoperformance
12’5” (loop)
2024
Concepção: Tiago Gasperin
Massoterapeuta: Rafaela Martinez
Captação e pós-produção: Leo Caobelli
Assistente de produção: Sammy Duarte
Em Massagem, uma massoterapeuta profissional foi contratada para massagear as escadarias de mármore do MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), da mesma maneira que operaria com um corpo humano, encontrando pontos de tensão, aplicando técnicas de relaxamento muscular e estimulando a circulação.
O vídeo, exposto em loop, foi comissionado para a exposição de reabertura do MARGS, Post scriptum — Um museu como memória, após o Museu ficar mais de 6 meses fechado devido às enchentes de maio de 2024 em Porto Alegre.
Em um trecho do texto sobre o trabalho1, Cristina Barros, curadora assistente da exposição, escreve: “O mármore das escadas, agora massageado, não só reinterpreta o espaço institucional como também atua nas fronteiras da produção artística contemporânea, ampliando os limites dos procedimentos escultóricos tradicionais. O trabalho se insere na prática artística de Tiago Gasperin, que investiga o deslocamento e a improdutividade em performances, ações participativas e instalações. Ao evidenciar o Museu como um corpo em tensão, o artista desloca a percepção de um elemento arquitetônico comum, a escada, a partir de um diálogo entre gesto e matéria.”
-
O texto, que ficava ao lado da obra, também integra o catálogo da exposição:
DALCOL, Francisco et al. Post scriptum: Um museu como memória. Porto Alegre, RS: Aamargs, 2025. ↩︎